Mural de AVISOS

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei."


COMENTE
e CLASSIFIQUE OS TEXTOS, sua opinião é de extrema importância para nós!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Privação - expressão vs. opressão

Nas palavras do mestre: Não julgue.


Não concordar é diferente de julgar. O julgamento traz em si a condenação e privação de alguma liberdade.

No caso dos homossexuais, mais de 78 direitos negados (isso mesmo! clique aqui e veja). Independente de gênero, somos todos cidadãos. Isso significa que todos, em tese, deveríamos ter nossos direitos civis assegurados. Independente de cor, crença, raça, sexualidade e... identificação de gênero.

É desconsiderando isso que a bancada evangélica tem agido no congresso. É pegando a religião, algo tão pessoal e de cunho apolítico, e transformando em parte do estado. Da mesma forma que, coisa que criticamos tanto, em diversos países cristãos são perseguidos e até presos por praticarem sua fé (o simples fato de um fazer culto!), a massa cristã tem agido dessa forma com aqueles que não professam a mesma fé que eles. Irônico, não?!

Se não bastasse a privação do que os pertence (direitos civis) ainda existe a tal homofobia. Homossexuais, bissexuais, trans, lésbicas (...), etc. sofrem todos os dias o preconceito nas mais diversas situações. Podem ter atendimento negado, são impedido de manifestações de afeto (em locais que heteros podem manifestar-se afetivamente), perdem vagas de emprego, apanham na rua, são mortos, adolescentes sofrem bullying na escola de forma EXTREMAMENTE cruel e mais um tanto de coisas que poderiam ser citadas.

Para mudar esse quadro, foi criada a PLC122, que significa Projeto de Lei da Câmara, com a proposta de criminalizar a homofobia. Da mesma forma que você, cristão, não gosta de sofrer preconceito por sua religião, saiba que não é nada gostoso sofrer por causa de sua sexualidade.

A emenda apenas acrescentara uma pouca coisa na lei, mas muito significativa para os LGBTS e para todo aquele que luta por um mundo menos intolerante.
"Art. 1º A ementa da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passa a vigorar com a seguinte redação: “Define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, origem, condição de pessoa idosa ou com deficiência, gênero, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero."

E, diferente do que bancadas pregaram para dar uma imagem ruim à lei diante do povo cristão, "§ 5º O disposto no caput deste artigo não se aplica à manifestação pacífica de pensamento decorrente de atos de fé,fundada na liberdade de consciência e de crença de que trata o inciso VI do art. 5º da Constituição Federal". Ou seja, em momento algum haverá o fim da liberdade religiosa!

Paulo diz que não devemos nos conformar com esse mundo, mas renovar nossa mente. E eu concordo. Não devemos nos conformar com um mundo preconceituoso, intolerante e cheio de ódio. E renovar nossa mente, não nos permitindo ser manipulados pelo senso-comum e opinião midiática vazia, que apenas querem reproduzir um pensamento conservador e que beneficia apenas os que já são privilegiados.

Muitos irão justificar que a homossexualidade é pecado, e deve-se lutar contra ela. Tudo bem, mas chegamos ao fim do antigo testamento, e punir alguém por seus pecados ficou para trás. A luta contra o "errado" diz respeito a cada um, e cabe unicamente à propria pessoa ponderar o que lhe é certo ou não. Se quer lutar de alguma forma, que sua luta seja em oração e amor, e não em privação. Paulo, em ICo, diz várias coisas sobre o amor. Em momento algum diz "se amar julgue, prive e escolha por quem você ama. E claro, cuide da vida afetiva-sexual de quem se ama."

Como disse um nobre deputado em seu twitter esses dias: LIBERDADE DE EXPRESSÃO (de crença, inclusive) NÃO É LIBERDADE DE OPRESSÃO!

Para não cair no senso-comum de repetir o que outros dizem sobre a PLC122, que até que é "do diabo" já ouvi, leia-a. É curta e você não vai perder mais que 3 minutos fazendo isso. Fica o link:
PLC122 - Leia e entenda!





Lembre-se: é a VOCÊ que poderiam estar privando.

Martin Niemöller, 1933 (símbolo da resistência aos nazistas)
Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar.

20 comentários:

  1. Ótimo post! Parabéns Julinha... A constituição federal e bíblia não combinam nem um pouco (:

    ResponderExcluir
  2. Enxergue morte - da família.

    Mudem o nome do blog, isso se faz necessário, pelo engodo de vossas vãs filosofias.

    ...

    ResponderExcluir
  3. Vou criar uma comunidade no Orkut, só pra ter o prazer de refutar os ditos argumentos de vossas senhorias.

    Aguardem: ADIV-Enxregue morte!

    Em breve no orkut.

    ResponderExcluir
  4. esse site deixou de ter a bíblia como fundamento? homens fazendo sexo anal, mulheres se lambendo! Deus deu o poder pro homem se adaptar? (piada) Jú na boa menos ....

    ResponderExcluir
  5. esse blog, e não site, deixou de ter a bíblia como fundamento faz é tempo. graças a Deus.

    e é ÓBVIO que o homem tem o poder de se adaptar, piada é você não saber isso. a adaptação é uma característica intrinsecamente humana.

    para ter seu comentário levado a sério, talvez, favor se identificar. a covardia anônima sim é uma piada.

    ResponderExcluir
  6. Srsª me decepciono, mas não escandalizado, pois isso é definido na Bíblia como “apostasia”, resta-lhe uma palavra: “- "Eles Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco” 1Jo 2,19

    Nele,
    Augusto

    ResponderExcluir
  7. seu comentário é irrelevante.

    att.
    julia

    ResponderExcluir
  8. Julia, não costumo comentar, na verdade acho que nunca comentei texto nenhum, por que sempre acaba numa discussão meio irracional sobre quem ta certo ou errado, as vezes (ou sempre) até meio agressivo.
    Vou dar minha opinião como cidadã, visto que a opinião como Cristão já percebi você não respeita mais.
    Concordei com quase tudo que li até agora aqui, sobre essa questão da homossexualidade. Fui a favor da aprovação da união estável entre os homossexuais, e sou totalmente contra a interferência de questões morais e religiosas em assuntos de estado.
    Por outro lado essa lei pra mim, é outra história, é bem mais que uma questão moral e/ou religiosa.
    Atacar, agredir, ou qualquer tipo de violência contra homossexuais já é crime. Ninguém que espancar um homossexual por exemplo vai deixar de ser punido por que o espancado era homossexual. Mas essa lei, é uma coisa que não existe em lugar nenhum, é uma coisa que vai favorecer uma classe de pessoas, e impedir qualquer opinião contrária as práticas deles.
    Sei que esse não é o objetivo da lei (já li sim, antes que alguém fale), mas é o que vai acontecer.
    Sei que você não acredita mais na Bíblia, mas seja imparcial agora e pensa na situação:

    Eu (crente), e tenho vários amigos e amigas que são homossexuais (antes também que alguém fale que sou preconceituosa), amigos mesmo, não só conhecidos.
    Uma tarde resolvo pegar a Bíblia (ainda acredito nela), e pregar na praça da cidade, ou ainda no pátio da minha casa, que daí ninguém pode me impedir, enfim...
    Eu to exercendo apenas meu direito de culto, religião, etc, que é garantido na constituição.
    Digamos que apenas cite, aquela parte da Bíblia que fala "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus".
    Ou nem mesmo cite, mas faça qualquer menção ao assunto. É meu direito, minha opinião não é?
    Mas qualquer homossexual que com isso se sentir discriminado, ou ofendido, ou achar que eu estou fazendo apologia a violência contra eles, podem me processar não é?
    Isso pode acontecer em uma pregação que seja fora da "igreja", em alguma conversa com amigos em que eu esteja falando sobre o assunto e tenha homossexuais presentes, e por aí vai. Pensa nas inúmeras situações em que alguém pode a troco de nada se sentir ofendido e em quanta confusão isso vai dar. Não to falando só dos Cristãos não, mas da maioria da população brasileira que não concorda com o homossexualismo por que assim como eu não acredita que alguém nasça homossexual, e vai ser impedida de dar qualquer opinião por que pode ser que algum homossexual presente se sinta ofendido e queira processar.
    Talvez, TALVEZ, eu até concordasse com a lei, mas não como ela ta escrita, por que isso vai gerar ainda mais intolerância do que já existe.
    Eu to falando isso com conhecimento de causa, por que acredito que não só eu, mas vários evangélicos já devem ter sofrido algum tipo de preconceito por isso. Em muitos lugares o fato de eu ser crente me faz ser vista como uma aberração, mas isso não faz com que eu queira processar ninguém, afinal, cada um com sua opinião. Por outro lado, se eu for agredida, impedida de fazer qualquer coisa, por esse fato é meu direito (e eu sei disso) denunciar, não precisa de uma lei específica pra isso.
    Quem vai julgar, o que é uma ofensa, e o que é apenas uma opinião? Você acredita mesmo, sabendo como as coisas acorrem aqui no Brasil, que isso não vai interferir nem um pouco com o direito de culto?
    Bom, eu tenho todas as dúvidas a respeito.
    Não só pelo direito de culto, mas por toda a população brasileira, independente de religião.
    É minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. Julia, faço minha as seguinges palavras: "
    Sabe, Deus conhece o meu coração. É tentadora a proposta de deixar um legado. A luta por ser relevante pode ser uma grande armadilha, e tenho me esquivado dela. Mas dou-me o direito de não querer passar pela história sem acrescentar nada a ela."

    Esperando Nele e Orando por você,
    Augusto

    ResponderExcluir
  10. P.S: O comentário acima é meu: Augusto Ribeiro, é que eu nao consegui publicar com minha conta.

    ResponderExcluir
  11. Pati,

    entendi o que você disse. mas a nova redação da lei garante que as manifestações religiosas continuem, ou seja, você pode pregar que a homossexualidade é errada SIM. voce vai continuar tendo esse direito. o que vc não vai poder é externar isso em violência ou discriminação.

    dizer que a lei privilegia a classe homossexual é o mesmo que dizer que privilegia os negros ou judeus (etc). não é assim.

    de qualquer forma, agradeço pela coerência de seu comentário.
    um beijo,
    julia

    ResponderExcluir
  12. Só tire uma dúvida minha..por favor,pergunto isso com o único motivo da CURIOSIDADE que creio eu não ser "errado" ser curioso,portanto não encare como uma forma de 'ofensa'.
    qual sua opção sexual? bi? lésbica? hetero?
    com todo o RESPEITO

    ResponderExcluir
  13. nossa, mas até com quem eu me relaciono ces querem saber agora? poxa vida hein.

    sua curiosidade não será saciada. grata.

    ResponderExcluir
  14. realmente não precisa nem responder...foi saciada com certeza. obrigado

    ResponderExcluir
  15. olha só. no final deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  16. Julia, senta lá e aprende com a Bíblia.

    ResponderExcluir