Mural de AVISOS

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei."


COMENTE
e CLASSIFIQUE OS TEXTOS, sua opinião é de extrema importância para nós!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cristo é relativo - Explicação

Recebi algumas criticas pelo último artigo postado, e concordo, eu realmente não soube defender a ideia em pauta. Confesso que escrevi como estava em minha cabeça: confuso.
Tenho Cristo como um homem que pregou e consumou o amor, um amor tão libertador que só poderia ser divino, Cristo é a essência do amor, o próprio amor, essa é a verdade que me foi revelada.
O titulo foi "Cristo é relativo" porque as revelações de quem é Cristo são relativas. Dei alguns exemplos, em um deles citei certos ateus que podem não crer no Cristo divino, mas podem crer no amor, viver o amor e serem livres nesse amor. O que mudou foi o nome e a crença, o Cristo continua sendo o mesmo, mas dessa vez revelado apenas como amor.
Para os católicos além da trindade existe alguns santos que são divinos, crer nesses santos para eles é um ato de fé, amor e os aproxima de Deus. Essa é a verdade que lhes foi revelada!
Minha real intenção foi dizer que Cristo não esta limitado a um estereótipo, Ele foge desses padrões e se revela como quiser a quem quiser.

Tomo a liberdade de usar partes do escrito de um amigo para completar meu raciocinio:

"Nós só podemos praticar aquilo que o Espírito Santo revelou, ou seja, a verdade não é um ponto de vista, mas uma revelação, um abrir de consciência feita pelo Espírito para que esse conhecimento gere vida... em nós.
Não podemos ser petulantes... e nem acharmos que temos a verdade, a verdade está em Deus... Ele nos guiara a toda a verdade."

Espero que tenha ficado mais claro, ou menos confuso. Se for necessário reescrevo novamente!
Jaas

21 comentários:

  1. CRISTO É TAMBEM CHAMADO O SOL DA JUSTIÇA; A LUZ PRIMARIA PROPRIAMENTE DITA, NO GREGO A PALAVRA LUZ QUER DIZER SABEDORIA, QUE SE OPOE AS TREVAS QUE SIGNIFICA IGNORANCIA, CRISTO QUE É A VERDADE SE MANIFESTOU PARA ANULAR AS OBRAS DA MENTIRA, E MAIS, VERDADE NENHUMA PROCEDE DE MENTIRA, LOGO A VERDADEIRA LUZ SE OPOE AS TREVAS. PORTANDO ANDAI NA LUZ, E NÃO NAS TREVAS, E NÃO DIGA CALUNOSIAMENTE COMO ALGUNS NESCIOS QUE DIZEM QUE CRISTO ESTA EM TODO LUGAR BASTA TER AMOR, REPITO, VERDADE NENHUMA PODE VIM DA MENTIRA. MARCELO TDJ

    ResponderExcluir
  2. Querido Marcelo,

    quase tudo isso que você manifestou não se opõe a idéia de que Cristo seja em essência apenas AMOR. Sol da justiça que nos justificou em amor, e trará a justiça, através do amor triunfante. Luz que ilumina as trevas através do amor. Verdade que vem a existir através do amor eliminando a mentira da ilusão de que tudo está bom desse jeito e que a religião institucional resolve alguma coisa, sendo que é na verdade apenas instrumento de manipulação.

    Cristo está em todo lugar onde há amor porque ELE É O AMOR!!! Onde há amor verdadeiro, a mentira cai por terra, a luz toma as trevas, a justiça vem através dele como base. SIMPLES!

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA JULIA.

    O AMOR TRABALHA EM CONJUNTO COM A JUSTIÇA E O AMOR VERDADEIRO ESTÁ EM CRISTO, E NÃO O CONTRARIO COMO SE DIZ, CRISTO ESTÁ EM TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE AMOR.
    O PAI AMA O FILHO MAIS DO QUE TUDO, MAIS ISTO NÃO TRÁS A SALVAÇÃO PRA NENHUM DOS DOIS, A VARIAS MANIFESTAÇÕES DE AMOR, QUEM SALVA É CRISTO QUE CUMPRI A PENA PELOS NOSSOS PECADOS COMO SACRIFICIO VICARIO EXERCENDO A SUA JUSTIÇA, EM CONJUNTO COM O AMOR POIS ELE NÃO PRECISAVA DE NENHUM DE NÓS.
    LOGO A JUSTIÇA EM CONJUNTO COM O AMOR, RESUMEM O CARATER SANTO DE DEUS.

    "Dei alguns exemplos, em um deles citei certos ateus que podem não crer no Cristo divino, mas podem crer no amor, viver o amor e serem livres nesse amor. O que mudou foi o nome e a crença, o Cristo continua sendo o mesmo, mas dessa vez revelado apenas como amor."

    SE O FILHO VOS LIBERTAR SEREIS?
    CRISTO É A VERDADE, NELE ESTÁ O AMOR, LOGO ELE SE MANIFESTAOU PARA ANULAR A MENTIRA, QUE ESTÁ EM TODO LUGAR E ALGUNS DIZEM SER O AMOR.
    SABEMOS QUE SATANAS CEGOU O INTENDIMENTO DOS INCREDULOS!

    O AMOR SOSINHO NÃO SALVA NINGUEM, NÃO QUALQUER AMOR
    SE CRISTO ESTIVESSE APENAS TE AMADO, VOCE NÃO SERIA SALVA, ELE MORREU PRA CUMPRIR A JUSTIÇA, E PAGAR A SENTENÇA CONTRA A SUA VIDA, NÃO CUMPRIR O AMOR SOMENTE, E ONDE ESTÁ O AMOR?

    QUANDO ELE DEU O PRIMEIRO PASSO!



    "a religião institucional resolve alguma coisa, sendo que é na verdade apenas instrumento de manipulação."

    A LIDERANÇA, ORDEM E UNIÃO SEMPRE ESTIVERAM NO CORAÇÃO DE DEUS, ABRÃAO, MOISES, JUIZES, REIS; SEM DIREÇÃO E CONHECIMENTO O POVO PERECE.
    A IGREJA É MAIS DO QUE UMA ORGANIZAÇÃO É UM ORGANISMO FEITA PRA VIVER DENTRO DE UMA VISÃO E PROPOSITO, TODO LIDER SERVE PARA INSIPIRAR E QUANDO PERDE A VISÃO MUITAS VEZES COMEÇA A MANIPULAR POREM QUEM TRATA COM O LIDER É DEUS
    UMA IGREJA TEM HOJE ALVARA PRA FUNCIONAR, E MUITAS OUTRAS COISAS DE QUALQUER INSTITUIÇÃO PARA SE ENQUADRAR DENTRO DOS PRECEITOS DA LEI DOS HOMENS, A QUESTÃO DE OFERTA, SERVE PARA MANTER ESSA CASA, E POSSIBILITAR FUNDOS PARA QUE PESSOAS SEJAM ENVIADAS PARA QUE O EVANGELHO CHEGUE EM MUITOS LUGARES.
    TEM TAMBEM CARGOS NÃO PARA QUE NINGUEM SE GLORIE, MAIS PARA QUE A PROPRIA CONGREGAÇÃO, POSSA TER A DIREÇÃO DE COM QUEM SE ACONSELHAR,
    VEJA MOISES E OS 70 QUE DEUS LEVANTOU, NO LIVRO DE NUMEROS
    CONFORME A IGREJA CRESCE PRECISAM SER TOMADAS ALGUMAS ATITUDES, POREM A VERDADEIRA IGREJA ESTÁ FIEL A PALAVRA DE DEUS.
    EM TUDO QUE O HUMANO COLOCA A MAO, ESTÁ SUJEITO A TER ERROS POREM
    VOCE É A SOLUÇÃO ESPECIFICA PARA UM PROBLEMA ESPECIFICO EM UM LUGAR ESPECIFICO.
    VOCE É A RESPOSTA PARA PROBLEMAS E SITUAÇÕES
    DEUS NÃO TE LEVANTAR PARA SER UMA APONTADORA DE DEFEITOS. MARCELO TDJ

    ResponderExcluir
  4. "O AMOR TRABALHA EM CONJUNTO COM A JUSTIÇA E O AMOR VERDADEIRO ESTÁ EM CRISTO, E NÃO O CONTRARIO COMO SE DIZ, CRISTO ESTÁ EM TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE AMOR.
    O PAI AMA O FILHO MAIS DO QUE TUDO, MAIS ISTO NÃO TRÁS A SALVAÇÃO PRA NENHUM DOS DOIS, A VARIAS MANIFESTAÇÕES DE AMOR, QUEM SALVA É CRISTO QUE CUMPRI A PENA PELOS NOSSOS PECADOS COMO SACRIFICIO VICARIO EXERCENDO A SUA JUSTIÇA, EM CONJUNTO COM O AMOR POIS ELE NÃO PRECISAVA DE NENHUM DE NÓS.
    LOGO A JUSTIÇA EM CONJUNTO COM O AMOR, RESUMEM O CARATER SANTO DE DEUS."

    Errou. O Amor é apenas um, mas sim, se manifesta de muitas formas. DEUS É AMOR. Infelizmente, muitos, inclusive vc pelo que to vendo, distorcem o que é Deus.

    Toda manifestaçao de amor procede de Deus.

    Se Jesus tivesse apenas me amado eu seria SIM salva, pq foi exatamente o que Ele fez: apenas me amou. O que esse amor levou Ele e a fazer por mim, é outra história... Todo sentimento gera alguma ação/reação.

    Quanto a Igreja Institucional, vc pode argumentar o que for, mas enquanto não me mostrar Cristo agindo dessa maneira, vou só rir das coisas que você disse. E não adianta usar moisés, abraao e sei la quem como exemplo, pois Jesus trouxe um novo modelo de sacerdócio: o de todos.

    Ao mais, já refutamos esses e diversos outros argumentos do tipo aqui no blog. Podes também ler o http://cabecasdebagre.blogspot.com, outro blog que foge da manipulação.

    Peço também que, por favor, não escreva tudo em CAPS LOCK e sem pontuação, pois dificulta muito a leitura e o entendimento das coisas que você escreve. Foi quase como decifrar um código.

    Peço desculpas pela pedância, mas não deixo mais nenhum ''teólogo'' vir tirar casquinha de mim sem ter, no mínimo, argumentos plausíveis. E não adianta dizer que ''a intenção é ajudar'', pois bem sei que não é. E posso dizer isso com propriedade.

    Aos leitores do blog peço desculpas também, pois essa argumentação toda com certeza tem muito mais um Q pessoal do que meramente é uma discussão impessoal.

    ResponderExcluir
  5. "Errou. O Amor é apenas um, mas sim, se manifesta de muitas formas. DEUS É AMOR. Infelizmente, muitos, inclusive vc pelo que to vendo, distorcem o que é Deus."

    Julia, existe o amor até ao pecado, existe o amor a todas as coisas, o verdadeiro é aquele que está em Cristo.

    "Se Jesus tivesse apenas me amado eu seria SIM salva, pq foi exatamente o que Ele fez: apenas me amou. O que esse amor levou Ele e a fazer por mim, é outra história... Todo sentimento gera alguma ação/reação"

    Leia sobre Expiação e propiciação e vai intender que o amor age em conjunto com a justiça
    Cristo amou o mundo, porei de todos que foram chamados somente os escolidos subiram, logo o amor não bastou certo?
    O carater de Deus é justiça + amor, e ambos tem igual participação na salvação

    Você erra por não conhecer as escrituras

    "Quanto a Igreja Institucional, vc pode argumentar o que for, mas enquanto não me mostrar Cristo agindo dessa maneira, vou só rir das coisas que você disse. E não adianta usar moisés, abraao e sei la quem como exemplo, pois Jesus trouxe um novo modelo de sacerdócio: o de todos"

    Te mostrar Cristo agindo? Você foi salva porque um dia foi nessa tal instituição e um dia JEsus te tocou lá dentro!
    Quer mais?
    Entre em uma dessas igrejas e comece a ouvir o testemunho delas de antes e depois.
    Acha pouco?

    "Peço desculpas pela pedância, mas não deixo mais nenhum ''teólogo'' vir tirar casquinha de mim sem ter, no mínimo, argumentos plausíveis. E não adianta dizer que ''a intenção é ajudar'', pois bem sei que não é. E posso dizer isso com propriedade."

    Minha intenção não é ajudar, e sim dizer que alguns textos estão trazendo direção errada.

    "Aos leitores do blog peço desculpas também, pois essa argumentação toda com certeza tem muito mais um Q pessoal do que meramente é uma discussão impessoal."

    Não tem "Q" pessoal nenhum, fazia tempo que eu não visitava esse blog, criticaram o que voce estava escrevendo, li algumas matérias e estou comentando, faria isso com qualquer pessoa.MARCELO TDJ

    ResponderExcluir
  6. "Julia, existe o amor até ao pecado, existe o amor a todas as coisas, o verdadeiro é aquele que está em Cristo."

    Isso não é amor. É outro sentimento, apenas se convém dizer que é amor.

    "Leia sobre Expiação e propiciação e vai intender que o amor age em conjunto com a justiça
    Cristo amou o mundo, porei de todos que foram chamados somente os escolidos subiram, logo o amor não bastou certo?
    O carater de Deus é justiça + amor, e ambos tem igual participação na salvação

    Você erra por não conhecer as escrituras"

    Você erra por conhecê-las, distorcê-las, interpretá-las erradas e, pior de tudo, crer nelas como inerrante.

    Inerrante é a Palavra encarnada, Cristo. Ou graça, ou merecimento. Além de tudo, você argumenta que é necessário que façamos algo para obter a salvaçao, coisa da qual, como já se ve aqui, discordo totalmente.

    "Te mostrar Cristo agindo? Você foi salva porque um dia foi nessa tal instituição e um dia JEsus te tocou lá dentro!
    Quer mais?
    Entre em uma dessas igrejas e comece a ouvir o testemunho delas de antes e depois.
    Acha pouco?"

    Eu fui salva porque Jesus me amou e pagou o preço por mim (sem que eu precisasse saber disso ou fazer algo em troca, ao contrario do que vc afirma), e não por causa da instituição!
    Testemunhos de saída das drogas, caráter pressupostamente mudado e coisas do tipo não me impressionam, Marcelo. Infelizmente por essas pessoas se transformarem na base do medo e da manipulaçao, na sua maioria, hora ou outra acabam voltando aos velhos caminhos.
    A transformação que eu creio e sei que é necessária é a do fazer pelo outro o que Cristo fez por nós: amar.

    "Minha intenção não é ajudar, e sim dizer que alguns textos estão trazendo direção errada."

    Acho que a direção errada é exatamente essa sua, hehe. Estamos quites ;)

    "Não tem "Q" pessoal nenhum, fazia tempo que eu não visitava esse blog, criticaram o que voce estava escrevendo, li algumas matérias e estou comentando, faria isso com qualquer pessoa.MARCELO TDJ "

    Só por você ter dito sobre eu ter sido salva por causa da instituiçao e bla bla bla, já ve-se o Q pessoal. Mas que bom que visitou e manifestou sua opinião, eis aqui então a minha.

    Julia HGD (Herege graças a Deus).

    ResponderExcluir
  7. JULIA VAMOS LÁ EU DISSE QUE NÃO IA RESPONDER MAIS NÃO TEM COMO

    façamos algo para obter a salvaçao, coisa da qual, como já se ve aqui, discordo totalmente.

    JESUS DIZ, IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA MC 16.15

    E TODOS QUANTO O RECEBERAM DERAM O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS JOÃO 1 0U 2

    Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele JOÃO 14.21

    LOGO TEMOS QUE FAZER ALGO SIM, OUVI E PROCURAR ANDAR NOS SEUS CAMINHOS, É JESUS DEIXA ISSO CLARO

    A GRAÇA SIGNIFICA FAVOR IMERECIDO, MAIS RECUSA ESSE FAVOR AI VOCE ME DIZ O QUE ACONTECE, É SIMPLES JULIA


    "Só por você ter dito sobre eu ter sido salva por causa da instituiçao e bla bla bla, já ve-se o Q pessoal."
    JULIA QUEM TE SALVA É JESUS É CLARO, MAIS EU SEI QUE ELE SE MANIFESTA DENTRO DA IGREJA E VOCE CONHECEU LÁ DENTRO, OUVIU E O RECEBEU PELA PREGAÇÃO DA FÉ, QUEIRA ACEITAR OU NÃO

    DEPOIS VOCE TOMOU SUAS DIREÇÕES MAIS A IGREJA SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ COMO UM HOSPITAL PRONTO A RECEBER AQUELES QUE PROCURAM ESPERANÇA
    TEM FALHAS.. PODE TER, MAIS JESUS ESTA SE MANIFESTANDO MARCELO TDJ

    ResponderExcluir
  8. "Errou. O Amor é apenas um, mas sim, se manifesta de muitas formas. DEUS É AMOR. Infelizmente, muitos, inclusive vc pelo que to vendo, distorcem o que é Deus."

    SE O AMOR (CRISTO) É APENAS UM, EM TODO O LUGAR COMO SE DIZ COMO PODE CRISTO DIZER NO LIVRO DE JOAO 14.21

    QUE ELE SÓ SE MANIFESTA A QUEM O OBEDECE?
    Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele

    LOGO O AMOR QUE UM CÉTICO, UMBAMDISTA DIZ QUE VIVE, PODE SER VERDADEIRO? OU SEJA CRISTO VERDADEIRAMENTE TERIA SIDO REVELADO A ELES, SEM OBEDECER? UM TANTO CONFUSO MARCELO TDJ

    ResponderExcluir
  9. Ai, não vou nem me dar ao trabalho de responder. Tudo que penso sobre tudo isso já está postado nesse blog, e já refutei esses argumentinhos sobre ''receber a Cristo pra ser salvo".

    Mais uma vez, perdão pela pedância, mas você é quem pediu.

    ResponderExcluir
  10. e eu dou risaaada, kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Leiam o livro "O Fator Melquisedeque" de Don Richardson, um grande teólogo e missionário desbravador q conviveu em diversos lugares e tbm estuda diversas culturas.
    Nesse livro ele cita cerca de 26 culturas de povos distintos q apresentaram em algum aspecto uma característica do evangelho de Cristo, mostrando assim que Deus se manifesta em todos os caminhos pra nos guiar ao caminho da verdade q é Cristo e quem anda nesse caminho apenas ama ao próximo.
    Os religiosos amam seus semelhantes.

    ResponderExcluir
  12. é a mesma falácia de sempre, ao invés de viver cristo queremos decifra-lo,
    tanto uns como outros, um diz que toda forma de amor é cristo, já o outro descorda de tal, somente cuidem de onde é que vem essas revelações de deus, examinem as escrituras e sejam bereianos, sua base dever sempre a bíblia, e nunca o que vc entende por amor, pois um sentimento não foi o JESUS sentiu por nós, foi algo infinitamente maior e este é realmente o amor, não nossos conceitos... alias, confuso o que vc posta no twitter...

    @bentoloco

    ResponderExcluir
  13. bento, a biblia nao tem que ser minha base. minha base é o amor e a minha interpretação dele através de Jesus (é nisso que creio), mas o lance é nao deixar que essas ideias todas fiquem acima de pessoas. sacou? por isso vc pode observar que na maioria das religioes o mandamento em comum é ''atentar ao próximo''. infelizmente, dao pouco valor a isso.
    amor por base, justiça por meio (e nao to falando dessa justicinha de santidade e bla bla bla e deus julgar td mundo)e paz por fim.

    quanto ao meu twitter, é apenas um mural de devaneios, e nao um pleito teológico. ali eu brinco, dou risada e nao faço a menor questao de ser coerente.

    ResponderExcluir
  14. bem, então vc faz um favor a todos, esquece o Nome de JESUS, ai sua conduta e modo de ver as coisas se tornam perfeitas, ok?

    fale de amor, fale de sexo, fale tudo quanto achar por bem, e já que a bíblia não tem de ser sua base não há o porque citar cristo..
    Pois Este é o Verbo de deus encarnado, ou seja, a palavra, e ora a palavra de DEUS para nós neste tempo é a bíblia!

    e este é o único motivo para os cristão te criticarem e postarem respostas aqui nesta "bodega", não leve a mal,aqui eu não digo nada de teologia,e quanto a sua interpretação de amor através de Jesus, equivocada..


    sinto muito, mas a revelação do amor é que deus se fez carne, logo Cristo, e a revelação de cristo é o evangelho... mas eu sei que isso a vc não importa né? vc já tem seus preceitos, diante de tudo, perdoa-me por me fazer importuno a ti, persista no amor, tchau bjs...

    ResponderExcluir
  15. Onde na bíblia Deus diz que a bíblia é sua palavra?
    SE a bíblia é a palavra de Deus, pq Cristo disse aos leitores fiéis da bíblia que eles eram tolos por estarem lendo ela pensando que encontrariam nela a vida eterna?

    ResponderExcluir
  16. o favor seria você passar a usar menos o nome de Jesus e praticar mais o que ele faria. e nao, nao estou falando de milagres e conversões.

    tsc.

    quanto ao comentário do Thiago, concordo plenamente. se vcs analisassem direito como começou essa historia de ''biblia'' existir, ai ai ai... ai ai ai...

    ResponderExcluir
  17. "fale de amor, fale de sexo, fale tudo quanto achar por bem, e já que a bíblia não tem de ser sua base não há o porque citar cristo..
    Pois Este é o Verbo de deus encarnado, ou seja, a palavra, e ora a palavra de DEUS para nós neste tempo é a bíblia!"

    gente que confunde biblia com Jesus com evangelho e etc e tal. dou risada.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Jasmine! Como você me disse que escreveria um segundo texto sobre o assunto e eu tinha comentado o primeiro, resolvi fazer uma nova visitinha (hehe). Antes, queria dizer que achei legal a idéia do blog, um espaço de diálogo aparentemente franco e bem intencionado sobre um assunto que é relevantíssimo.

    Não vou comentar as discussões anteriores, porque nem tempo pra ler eu vou ter (rs)...

    Bem, como eu disse no Facebook, escrever é pensar alto. E você assumidamente está pensando alto. Logo, as conclusões são provisórias. E, por isso mesmo, nenhum problema em as coisas não estarem claras, as idéias aparecerem meio confusas. É assim mesmo. Estamos aprendendo, pensando, refletindo, matutando. E, como diz John Stott, "crer é também pensar". Acredito que, quando mantemos nossa humildade e modéstia diante da infinitude divina, Deus dialoga conosco em meio a nossos questionamentos, incompreensões e, com amor, "ilumina o nosso entendimento" (para usar a expressão de Paulo).

    Acho bastante corajosa essa sua atitude de pensar alto - nenhuma novidade, porque conheço você desde criança e sei que coragem você tem de sobra (rs). Por isso, quero que leia meus comentários como alguém que foi convidado para o bate-papo e que não dispensa conversas desses tipo (rs) - e tudo num tom de amizade e humildade.

    Acho que entendi o que você quis dizer. Mas faço uma observação na seguinte frase: "as revelações de quem é Cristo são relativas". A partir daí, você dá o exemplo dos ateus e dos católicos, e termina concluindo que Cristo "se revela como quiser a quem quiser".

    Vou pegar o gancho do que a Julia disse no comentário acima: "a palavra de Deus para nós neste tempo é a Bíblia". Isso é completamente verdade, e foi a verdade que impulsionou a Reforma Protestante, um nascer-do-sol para a Igreja em plena Idade das Trevas.

    Essa palavra "revelação", que é chave no seu raciocínio, tem um significado especial. Ela quer dizer "tirar o véu". Transmite a noção de alguma coisa que estava encoberta por um véu. Enquanto o véu está lá, não se pode ver o objeto - o máximo que se consegue é um vulto (daí, as "sombras" do Antigo Testamento). Mas em algum momento, acontece a revelação: aquele véu é retirado. Então, se pode ver a coisa que estava encoberta.

    Acontece que essa revelação acontece pela Palavra escrita - a Bíblia (e eu parto do princípio de que a bíblia é a palavra inerrante de Deus). Quando você diz que Cristo "se revela a quem quiser como quiser", me dá a impressão de que você imagina uma revelação direta - Cristo diretamente com o Fulano.

    É verdade que a relação de Cristo com cada ser humano é pessoal e direta, porém Ele nos é apresentado pelo Evangelho, pela Palavra. Por isso que a ordem dele foi: Ide, pregai o evangelho, ensinai a guardar as coisas que eu tenho dito. Como disse Lutero, o Evangelho é Cristo vindo a nós.

    Daí, some o espaço para o relativismo. A revelação de Cristo não é relativa; Cristo é exatamente aquele Cristo da Bíblia, por mais boa vontade que tenha qualquer pessoa. Ele é amor, mas o amor não é Ele. Logo, Ele não se revela de qualquer jeito ("como quer"), mas se revela por aquilo que deixou registrado sobre ele nas Escrituras.

    Parece-me que você coloca o foco na pessoa: assim, Cristo passa a ser meramente o "ato de fé" da pessoa, aquilo que a faz se sentir próxima de Deus. Pensando assim, a conclusão vai ser que Cristo é relativo sim! Cristo seria aquilo que eu acho que Ele é. E cada um constrói o seu Cristo.

    Sugiro inverter o foco. O foco é Cristo, uma pessoa determinada, com uma vontade específica. Não é aquilo que eu penso, mas aquilo que Ele é. E onde eu vejo aquilo que Ele é? Na Palavra dele. Logo, não há todo esse relativismo...

    A gente pode continuar essa conversa!

    Abração! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  19. "Vou pegar o gancho do que a Julia disse no comentário acima: "a palavra de Deus para nós neste tempo é a Bíblia". Isso é completamente verdade, e foi a verdade que impulsionou a Reforma Protestante, um nascer-do-sol para a Igreja em plena Idade das Trevas."

    Apenas corrigindo, Paulo, quem disse isso foi o tal Bento, eu apenas transcrevi no outro comentário para discordar dele, hehe. Mas obrigada pela educação de seu comentário e por nos incentivar. Como você disse, as conclusões sao todas provisórias, e estamos num momento de mudança. É realmente gratificante quando alguém vem aqui e entende isso, mesmo que discorde de nossa forma de pensar. Ao mais, peço desculpas por responder um comentário que era direcionado à Jasmine.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Júlia! Eu não tinha lido o Bento. Desculpe. Li o seu comentário porque estava logo acima do meu - e, pelo jeito, não li com muita atenção, né? (rsrs). De resto, parabéns de novo! Gostei do blog! E vamos manter o diálogo. Abração!

    ResponderExcluir
  21. Cheguei atrasado, aff.!!! rsrs

    Então só um coisa, Jesus nunca disse "Ide por todo mundo e pregai o evangelho", mas sim "Indo... pregando... fazendo..", não foi imperativo, mas gerundio, é claro que ainda temos de ir, mas não foi uma ordem, mas sim, enquanto caminharmos aqui, devemos mostra Jesus, não impondo, o fazei é impor, o fazendo é conquistando, mostrando.
    Ps: Minha interpretação.

    ResponderExcluir