Mural de AVISOS

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei."


COMENTE
e CLASSIFIQUE OS TEXTOS, sua opinião é de extrema importância para nós!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Retrospectiva - 2010

Nunca fui boa em fazer retrospectivas. Sempre acabo esquecendo de milhares de coisas interessantes que aconteceram - sejam elas boas ou ruins - e isso me frustra muito, quando percebo o esquecimento. Mas levando em conta a intensidade do ano de 2010, tanto pra mim quanto para a Jaas, que escrevemos aqui no blog, aceitei a proposta de escrever um pouquinho sobre esses 12 últimos meses.

Esse ano foi bem diferente, mais do que qualquer outro. Um semestre mais louco que o outro, diga-se de passagem...

No início do ano comecei a aprender sobre a graça de Deus, na marra mesmo, na prática. Apesar de claro, alguns autores terem me ajudado e influencidado muito, assim como pessoas também. Mas toda aquela informação entrava em contradição com a vida ortodoxa, fundamentalista, dogmática, doutrinária e legalista que eu vinha levando. Por isso, acho que o primeiro semestre do ano foi um dos mais difíceis que já passei. Num instante eu sentia a brisa da graça de Deus batendo em meu rosto e em outro um tapa na cara vindo dos religiosos. Eu, na mais pura inocência (ou burrice) pensava ser a mão de Deus me punindo. Porém, Deus é tão gracioso e maravilhoso que colocou pessoas incríveis na minha vida, e através da experiência delas com o Eterno, ou mesmo com a vida, comecei a realmente entender quem era Deus pra mim, quem eu era nele, coisa e tal...

No segundo semestre, o resultado disso veio. Levando em conta toda a informação que recebi, e que percebi ser verdadeira, era impossível continuar vivendo da forma que eu estava. Foi preciso mudar o rumo, traçar novas rotas, renunciar e fazer novas escolhas. Uma delas - renúncia e escolha ao mesmo tempo - foi me desligar da igreja institucional, de denominações, de dogmatismo e fundamentalismo. Foi um processo difícil, dolorido e cheio de gente me acusando - coisa que ainda há de monte. Sendo sincera, foi a melhor decisão que tomei. Eu estaria sendo hipócrita comigo e com os outros se continuasse dentro de um sistema institucional de religião. Deixo claro que creio que Deus lida com cada um de uma forma, tanto que creio em uma gigante pluralidade com que Ele trabalha a graça em cada coração, por isso não incentivo que você se desligue do sistema até que tenha plena convicção disso. Mas caso tenha, não hesite, vá em frente e não olhe pra trás, ''deixe que pensem, que digam, que falem''.
Mas olha, foi bem engraçada a forma que Deus lidou comigo esse ano, viu? Pra me ensinar sobre Jesus ele usou Marx, meu professor de filosofia, o de literatura, usou Sartré, usou Rilke, Kierkegaard, usou a Nayara e a Samantha - que, por sinal, é espírita - de monte (duas amigas do colégio e do coração, pessoas queridas demais por mim!), e outras coisas que eu poderia ficar listando aqui um dia inteiro! O que quero dizer é que você, leitor, deve abrir seu coração e mente para que Ele possa trabalhar em você da maneira que bem entender. Não tente enquadrá-Lo nas molduras da religião ou definir o cristianismo através do que APARENTA ser fé. Não tente se pendurar nos dogmas e no fundamentalismo, pois uma hora isso tudo despenca. Lembre-se: aquele que tem medo de por suas crenças em prova não tem, de fato, crença. Acredite, você irá se surpreender.

Então... é isso! Pensei em falar mais, mas ficaria extenso (mais ainda rs).

Um tchau pra 2010 e espero que possamos nos ver mais em 2011!
Beijos,
Julia.

Au revoir!

2 comentários: