Ontem aqui no blog a Jaas resolveu postar algo sobre Cristo ser relativo. Talvez as palavras usadas tenham sido um tanto confusas, e como eu por tantas vezes, ela pode ter se perdido em meio a idéias, devaneios, fé e razão. As palavras se tornam um aglomerado de coisas sem sentido nesses momentos.
Por estar passando por momentos tão parecidos ao dela, creio que captei a essência da mensagem que ela trouxe através da postagem de ontem. A questão não é Cristo ser relativo com a verdade, a verdade ser duas, a verdade surgir da mentira e coisas do tipo, e sim o fato de que Deus nos olha de acordo com a nossa fé e de acordo com aquilo que CONSEGUIMOS crer (e estou falando de fé e crença, e não de fatos argumentativos, afinal, quanto a eles...).
Vou tentar explicar melhor: Esses dias eu estava a conversar com um amigo de tempos, que acabou também se tornando um ''cético cristão'', e ele disse a mim que luta não só para que cristão saiam desse misticismo hipócrita, mas que espiritas, umbandistas, e toda a sorte de religiões também larguem. Eu não, não luto por isso. Sim, obviamente gostaria que isso acontecesse, mas penso que isso é algo que faz parte da fé e crença deles, é o que aprenderam e é o que os foi revelado. É importante que vivam de acordo com isso: o que crêem. Fazem isso crendo ser o certo, crendo ser o bom, crendo ser o que os levará a algo melhor (não incluo líderes religiosos nessa listinha, ok?). Se forem hipócritas DE ACORDO COM O QUE ACREDITAM, aí sim o erro começa.
O cristão crê em Cristo, e é hipócrita se sua vida não condiz com os ensinos dele! E obviamente, não estou falando de ser ''santo como ele foi''.
O espírita crê em reencarnação, então que faça as tais boas obras.
Tá, eu não conheço muito sobre tantas religiões, mas o raciocínio é esse. E que claro, nunca idéias estejam acima de pessoas e do amor, coisa que o ''neocristianismo'' tanto fez durante tanto tempo, e continua a fazer.
Se ficou mais confuso ainda, infelizmente, não terei o que fazer. É assim que está nossa mente, não temos como fugir disso...
Beijos,
Julia
"mas penso que isso é algo que faz parte da fé e crença deles, é o que aprenderam e é o que os foi revelado. É importante que vivam de acordo com isso:"
ResponderExcluirNão intendi, Cristo veio para trazer a liberdade, não para somente ganharmos o céu, e sim para que venhamos a viver livres nessa terra
A palavra diz que "O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (I Corintios 4:20)"
e tambêm diz que aquele que está em Cristo Jesus nova criatura é!
NÃO SE PODE ADEQUAR CRISTO A CIRCUNTACIAS QUE O MUNDO VIVE, ELES PRECISAM OUVIR DE CRISTO PARA TAMBEM SEREM LIBERTOS, PRECISAM ACEITAR A ELE PARA SEREM CURADOS, TRANSFORMADOS, NASCEREM DENOVO
NÃO SOU EU QUEM O FALO MAIS SIM O PROPRIO JESUS
JESUS E NICODEMOS
JOÃO 3.1-21
Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. MARCELO TDJ
"mas penso que isso é algo que faz parte da fé e crença deles, é o que aprenderam e é o que os foi revelado. É importante que vivam de acordo com isso:"
ResponderExcluirCom isso eu quis dizer que é importante nao ser hipócrita, e viver de acordo com aquilo que se crê. Não estou dizendo que isso que creem é o corrreto.
Julinha, percebo uma grande sabedoria e solidez da vossa fé.
ResponderExcluirMe sinto feliz em ver o quanto vc passou de uma menina pra uma jovem madura e com convicções tão profundas q grandes nomes que marcaram a história da igreja nunca chegaram, apesar de seus feitos.
Apesar de poucos reconhecerem isso, todos vivem por intermédio daquilo q acreditam ser correto (ainda que exista uma possibilidade de não ser). A fé é puramente isso, "certeza", "convicção".
É o andar errante de quem está coberto de certezas.
Ninguém move os pés de um lugar se não tiver certeza q encontrará chão logo a frente, por mais q nao veja o chão.
O discípulo de Jacob Armínio acima tbm age dessa forma (vai negar até a morte), mas age.
Suas palavras estão repletas de verdades q foram construídas durante o tempo, mas q não deixam de ser verdade para aqueles q acreditam.
Todos somos céticos e fervorozos, depende do que nos mostram como verdade.