Mural de AVISOS

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei."


COMENTE
e CLASSIFIQUE OS TEXTOS, sua opinião é de extrema importância para nós!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Significado e significante

E que tal falarmos de fé?

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)


E afinal... o que é fé?!
É possível encontrar num dicionário a fé sendo descrita como plena confiança em algo, crença nos dogmas de uma religião, e de acordo com a origem etimológica da palavra, que deriva de ''fide'', é confiança, lealdade.

Na Bíblia encontramos uma definição prática do que significa: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". - Hebreus 11:1
Analisando então o contexto do versículo de Efésios, chegamos na conclusão de que a fé que salva é a tal fé em Jesus. Mas afinal, o que é a fé em Jesus? Confunde-se muito a fé no significado e a fé no significante. A crença no Jesus histórico, ''o tal da Bíblia'', ''o tal do cristianismo'' e a crença no Jesus essência: amor, justiça, paz.

E é esse tipo de fé que salva: a crença na justiça em meio a tanta desgraça, a crença no amor em meio ao ódio, a crença na paz em meio a guerra, o crer que a igualdade virá, crer que as coisas irão mudar, crer que toda essa intolerância e preconceito inseridos na mente das pessoas através de manipulaçao e fundamentalismo hipócrita irá acabar. É aí que tá a coisa!

E a fé viva nos faz não apenas crer, mas também lutar para que isso possa se concretizar. Apesar de nossa falhas, de nossas obras serem vãs, temos aquEle que nos auxilia e dá força, para que continuemos na luta mesmo sabendo que somos apenas mais um grão no universo, e que esses esforços de nada vão valer para salvação. E por não ter apenas um significante, e sim mais que tudo isso, um significado, quando se foi deixou aquilo que habita dentro de nós, um Espírito Santo (fé, amor, esperança, paz, temperança, longanimidade, bondade, domínio próprio, alegria [contra essas coisas não há lei]), que a todo tempo nos ajuda a lutar contra nossos maus desejos, que sucumbem a fé.

Crer em Jesus e ter fé nele é se importar com o outro como se importa consigo mesmo.


PS: Confusão de idéias, mais uma vez. Espero que dê pra entender. Vocês me desculpam, né? rs
Beijos,
Julia

Um comentário:

  1. É sempre importante falarmos sobre significantes e significados, e também dos significadores, ou seja, nós mesmos. Só ressalto que a Fé ultrapassa qualquer esfera material é o eterno que se achega, é o eterno que se mostra... Não acredito que o mundo mudará pelas próprias pessoas, mas pela fé no Amor que encarnou. Mas a consumação do mau só se dará quando o Amor voltar triunfante e aniquilará de uma vez por todas o males.

    ResponderExcluir