Mural de AVISOS

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei."


COMENTE
e CLASSIFIQUE OS TEXTOS, sua opinião é de extrema importância para nós!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pessoas e teorias: aprendendo a diferenciar

Amados leitores, hoje vim fazer um pequeno relato. Antes disso, gostaria de deixar apenas uma frase bem simples de ser entendida: quando você expõe uma teoria e alguém discorda, não se deve apelar para o lado pessoal. Idéias são apenas idéias, teorias apenas teorias e se refuta as mesmas usando recursos ARGUMENTATIVOS e LÓGICA. 
Agora, entenderão melhor sobre o que estou falando...
Intolerância. Sentimento bastante presente nas rodas "cristãs". A desculpa de ''ouvir a voz de Deus'' faz com que uma idéia, mesmo que rasa, seja levada como verdade sem ao menos ser analisada. E ''ai'' de quem ousar contestar.
Herege.
Rebelde
Vazio.
Carente.
Revoltado.


Variados adjetivos são encontrados para designar aqueles que não aceitam textos e palavras bonitas, e simplesmente isso, como algo real. Discordar da teoria é arranjar briga com ''a pessoa''. Cristãos estão sendo educados por seus mestres, pastores e toda sorte de titularidades a confundir as duas coisas. Por isso, vê-se tanto preconceito para com aqueles que discordam de uma tese. Nisso, um bom exemplo que temos é a enorme discriminação que existe da parte dos religiosos para com os céticos, simplesmente por quererem debater as idéias.

Gostaria, então, de expor uma situação que me aconteceu por esses tempos. Não gosto, e já disse isso, de usar esse blog como um diário, mas algumas coisas são bastante ''divertidas'' e faço questão que seja do conhecimento de outros.
Dia desses coloquei o link desse blog no meu facebook PESSOAL, e eis que um ''pastor'' colocou o link do seu como resposta, e quando cliquei a postagem era sobre ''graça barata''. Argumentei, comentando que GRAÇA designa algo sem preço, e quando se diz ''barata'', fica subentendido que há um preço. Por isso, era contraditória a idéia de graça barata.

Eis que recebi a seguinte fala como resposta:


Postei em meu twitter sobre o acontecido e logo houve alguma repercussão. Eis que, novamente, recebi uma resposta:


O que penso sobre o assunto poderão ver no meu próprio comentário sobre a imagem. Deixo claro que não gosto de ''pessoalidades'' quando se trata dessas coisas, mas por ser uma situação a qual é possível generalizar, levando em conta o enorme número de casos do tipo, uso tal acontecimento apenas para exemplificação.
Talvez assim se torne mais fácil para alguns entenderem o motivo de eu abominar o fundamentalismo. É ele que faz com que confundam PESSOAS e TEORIAS na hora de uma discussão onde isso não importa.

Até mais!

Julia

Ps: Link da tal postagem da graça barata: http://escondidosnanuvem.blogspot.com/2011/03/graca-barata.html

Como podem ver, meu comentário lá, além de tudo, não foi publicado. Assim fica fácil entender porque a maioria dos céticos tem a imagem do cristão como alguém intolerante.
''O que você tem de idade é o tempo que eu estudo a biblia.'' Opa, 15 anos de bíblia e nao aprendeu a unica lição de fato importante: amor e tolerância.

E sim, tudo isso foi apenas por eu ter discordado da tal postagem. Difícil acreditar, não?

7 comentários:

  1. Preta, não precisava desse Print agora...

    ResponderExcluir
  2. o post ja tava pronto, só publiquei ;)

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, por essas e outras abomino esse cristianismo institucional, faz com q pessoas sem a menor maturidade e conhecimento PRÁTICO das lições do Nazareno se tornem pastores e coisas do tipo. Só rindo msmo viu!!!!!!!!!!

    *Voltemos ao verdadeiro evangelho*

    ResponderExcluir
  4. É muito fácil pegar uma bíblia, ler ela de cabo a rabo e adquirir conhecimento, sabedoria pelas letras... Mas e na pratica? e o AQUELE QUE QUISER SER O PRIMEIRO QUE SIRVA A TODOS? Cada um usa os versiculos da maneira que convem.. e eu apoio essa publicação, porque JESUS É TRANSPARENCIA!E quem usa mascara um dia cai.. Isso foi bom, pois ja quebrou expectativas de cristãos que se espelhavam nesse tal pastor.
    Sem mais.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tudo Tem um contexto, não estou em defesa de ninguém e nem criticando ninguém, só acho que assuntos pessoais se resolvem pessoalmente, este post não edificará ninguém, só ajudará as pessoas a manifestarem sua raiva contra vidas e o institucionalismo(que também sou contra).

    Não há amor em nada disso!

    ResponderExcluir
  7. Não há amor e não há pessoalidade. A questão é exatamente essa. De qualquer forma, seu conselho será seguido ainda hoje - o post será apagado em breve.

    ResponderExcluir